A
moça passou pela loja de antiguidades e
seus olhos foram atraídos pela caneta dourada exposta na
vitrine: bico de pena trabalhado e um relevo na borda superior com o símbolo do
infinito. O dono da loja, de lá de dentro, sorriu
sutilmente e acenou com a cabeça envolta em
um turbante. Talvez fosse hindu, árabe, ou egípcio.
Passados três dias, a moça entra em casa com a caneta. Tira os sapatos, acende a luminária da escrivaninha, pega um copo d’água, um frasco cheio de comprimidos e os ajeita no canto da mesa. Senta-se, molha a pena na tinta e numa folha em branco começa a escrever: “Não vejo mais sentido nesta vida...”
Passados três dias, a moça entra em casa com a caneta. Tira os sapatos, acende a luminária da escrivaninha, pega um copo d’água, um frasco cheio de comprimidos e os ajeita no canto da mesa. Senta-se, molha a pena na tinta e numa folha em branco começa a escrever: “Não vejo mais sentido nesta vida...”
Ela se detém por uns segundos para encontrar as palavras
certas. O tempo suficiente para ver um rapaz magro e pálido pela janela, parado
na calçada, com uma carta na mão. Ele está absorto, quase hipnotizado.
Olha o céu e volta a olhar a carta. Ameaça abri-la e depois desiste.
O rapaz se vai e na quadra seguinte, ao passar pela loja de
antiguidades, sente-se atraído pela caneta dourada exposta na vitrine. O dono
da loja, de lá de dentro, sorri sutilmente e acena com a cabeça
envolta em um turbante. O rapaz decide ler a carta: “Querido, é melhor
que eu vá. Você vai se virar bem, sozinho. Foram bons tempos”. Ele
olha novamente a caneta e entra na loja.
Esse era o trecho do filme a que o Murilo
estava assistindo por trás de sua mesa imponente. Precisava terminar essa peça
publicitária em dois dias para um cliente importante. Tinha que impressionar
“de primeira”, senão ia perder a conta que lhe renderia um apartamento com
varanda enorme. Deixou a planta do imóvel em cima da mesa para se lembrar de
que não podia falhar.
Murilo é o personagem criado por uma agência publicitária em ascensão: a
“FURTHERMORE”. Ele é o protagonista de uma campanha que mostra o dia-a-dia de
uma mega-agência fictícia. A peça publicitária é parte do novo plano de
marketing da FURTHERMORE que, visando atrair grandes empresas, passa uma ideia
simples: a de que há concorrentes movidos mais pelos próprios interesses do que
pelos do cliente.
Naquela tarde a FURTHERMORE estava um pandemônio. Tinham um impasse:
decidir entre dois finais gravados para o tal comercial das canetas. A equipe
discutiu, discutiu e não chegou a uma conclusão. Norberto, o diretor, teve uma
ideia: perguntar aos clientes antigos, fiéis, qual dos dois finais eles
preferiam. Aqueles para os quais a agência criara histórias de sucesso
escolheriam agora o final da história para a agência. E assim foi.
A FURTHERMORE ouviu os clientes e, afinal, definiu o desfecho do
comercial:
A moça da caneta termina de escrever a carta, toma dois comprimidos e
vai dormir. No dia seguinte arruma as malas, deixa a carta para o chefe numa
caixa de correio e vai para Europa viver a vida.
O rapaz da calçada entra no antiquário, compra a caneta e fala ao
celular: Amor, boas notícias!
Minha madrasta se foi! Meu pai morreu há anos e eu não a aguentava, mas tinha
dó. Vamos comemorar! Até comprei um presente. Algo que você queria
há tempo!
Na cena seguinte, Murilo, da concorrente fictícia, mostra o filme das
canetas para o cliente. O folheto do apartamento continua em cima da mesa. A
peça agrada, mas o cliente quer pensar até o fim do dia. Ele sai da
sala do Murilo e vai almoçar com um velho amigo – o dono da incorporadora do
prédio com a varanda enorme.
Durante a refeição o construtor diz:
–
Estou quase fechando uma venda. O comprador em potencial
é publicitário. Se o cliente dele gostar de um tal filme das canetas, ele
fica com a cobertura.
Terminam
o almoço e na cena seguinte o cliente entra na FURTHERMORE. A tela escurece e
aparece o slogan: Não se deixe levar por aparências.
Veja além disso. FURTHERMORE: a melhor publicidade para você!
Um comentário:
Criativo e surpreendente!
Postar um comentário
Caro visitante, seu comentário será enviado para moderação.