22 de fev. de 2012

Camaleão



   SEXTA-FEIRA, 30 DE AGOSTO. PERIFERIA DA CAPITAL.


     Prestando bem atenção era possível notar o volume da arma por debaixo da jaqueta do segurança grandalhão. Ele pegou o rádio e passou a minha placa:
      – DKV 2012, copiô?
     Ficou me olhando sisudo por trás do ray-ban enquanto esperava a resposta.
     – Tá limpo – gritou o rádio. 
     O sujeito liberou minha passagem.
     Enquanto sigo a dez por hora pela rua de terra esburacada, vejo nos telhados outros quatro homens armados.
     Chego a um galpão com uma grande porta de aço na frente e bato duas vezes. A porta sobe até a metade.
    – Opa! Não é que o gente fina veio mesmo?
    – Você me convidou, eu vim. Queria ver suas novas instalações!
    – Entra aí, JB!
    – E aí, Camaleão? Pelo visto, ampliou bem o negócio!
  – Precisei. A procura tá grande – disse, abaixando a porta e palitando os dentes.
    – Imagino!
  – E o que vai querê hoje, grande? Tá precisando alguma coisa ou só veio porque eu convidei?
    – Os dois. Tô atrás de um presente. Pra uma amiga. Quero coisa boa.
    – Opa! Tá no lugar certo. Vem pro forro que eu te mostro o melhor.
    – No forro?
   – O povo chama de sala vip... e olha, cê deu sorte. Ontem chegô um lote de primêra.
    – Eletrônicos?
    – Não. Bolsa e perfume. Só coisa fina.
    Subimos.
    Mal dava pra andar na sala vip. Eram caixas e mais caixas de mercadoria pelo chão. Olhei lá de cima e na parte de trás do galpão vi a seção de eletrônicos. Era de dar inveja as lojas de departamentos.
    Camaleão rasgou uma caixa, tirou uns perfumes e foi mostrando: 
    – Olha esse aqui! Tua amiga vai gostá: “Be-vulgari”.
    – Ô Camaleão! Be-vulgari? Qual é? É Bulgari!
    – Pra mim é Be-vulgari. Tá escrito aí.
    – Tá, este eu gosto. Vou levar.
    – Seguinte JB, te chamei pra um favor.
    – Diga lá!
   – A patroa anda meio chateada. Me azucrinô ontem à noite. Ela diz que eu ganho dinhêro, mas ela não pode mostrá. Fica lendo revista no salão de beleza e acha que todo mundo tem que tá na Caras. Eu digo que o segredo é a alma do negócio, mas ela qué uma noite de princesa.
    –  Como assim?
    – Um convite pro baile da cidade. Tive que concordá. Vou quebrá minha regra desta vez e saí da toca. Pra dá um gosto pra patroa. Lá eu me misturo com o povo e não chamo atenção.
    – Ideal para um camaleão como você. Todos vão estar de smoking.
    – Vô tê que vesti a ropa de pinguim?
    – Mas vale a pena. A patroa vai posar de princesa.
    – Dá pra descolá o convite? É amanhã...
   – Tá meio em cima, mas eu tenho uns contatos. Manda teu segurança pegar comigo no escritório, no fim da tarde.
    – Valeu, JB. O Be-vulgari é presente.

SÁBADO, 31 DE AGOSTO. BAILE DA CIDADE.

    – E não é que você veio mesmo, Camaleão!
    – E a beca? Tô bem?
    – Perfeito. Quase não te reconheci. Cadê a patroa?
    – Tá ali na mesa, toda prosa, com a dona Lurdes.
    – Quem é ela?
   –  É diretora do orfanato lá do Morro Branco. No Natal a gente manda sacolinha pras criança.
     – Ela sabe do teu “negócio”?
     – Nããão. Pensa que eu sô fazendero do interior. A patroa que deu a ideia. Diz que eu falo meio caipira.
     – Não sabia desse teu lado Robin Hood.
     – A gente tem que ganhá a vida, JB e fazê o que pode. Os político não tão nem aí pro povo. E o que governo cobra de imposto é indecente. Então eu ajudo por fora essa gente coitada. Fiz uma ala pras criança lá no orfanato. Mas eu pago um preço. Não posso chamá atenção. Tô até meio nervoso de tá aqui.
    – Você tem as costas quentes.
   – Bom, tem uns dotor que vai lá sempre comprá comigo. Pessoal da soçaite.  Eles dão cobertura.
    – Eu sei. Tem barra pesada na periferia.
    Sabe que eu tenho minhas regra. No meu negócio não entra nada robado nem da turma do pó. Eu trabalho direito e pago meus funcionário em dia.
    – Não pensa em aposentar? Já fez um bom pé-de-meia. Tá na hora de viver a vida...
    – Mais um tempo e eu compro uma terrinha e fico por lá.
    O garçom  passou e serviu champanhe. Camaleão levantou a taça para sua princesa e brindou.
    –  Olha lá, JB, a patroa tá sorrindo.
    – As mulheres adoram se arrumar e desfilar por aí.
    – Só mulher?
    – É, homem também. Desfilam os carrões, jet-skys...  
    – Todo mundo desfila, JB. Todo mundo tá nessa. Já viu o jornal? A Internet?
    – E como vi! Até pagam pra isso. Pra ser notícia. Nunca quis ser como eles?
                                      – Vô te falá: já pensei nisso, mas eu tô bem. Não preciso me mostrá. Olha aí no salão, o tanto de madame e de dotor. Aí tem muitos cliente, mas aqui ninguém me cumprimenta. Já viu os relógio, as bolsa, o chero dos perfume? Pois é. Tudo meus produto! Então pra mim tá bom. Tô realizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro visitante, seu comentário será enviado para moderação.

Veja no blog

Abdução Aconchego Ambientes integrados Amigos Amizade Amor eterno Amor infinito Amores Amuleto Anjos protetores Antiquários Anúncio Apartamento Aromas Baile Balanço Banquete Beatas Bicicleta Big Brother Blind justice Brasil Bulgari Búzios Cacos Camaleão Camarote Candidatos Cantina Canto do Tritão Carnaval Cartas Casamento Chalé na montanha Cheque de terceiros Churrasqueiras Chuva de pétalas Cidadãos invisíveis Cirurgia Colecionador de almas Coma Compartilhar Comportamentos confissões Coragem Corpo de delito Cotidiano Crenças Dádiva Dançarina Delta do rio Desenho a carvão Destino Dinastia Ming Dinheiro público Direito do consumidor Edgar Allan Poe Egoísmo Eleições Emoções Empresa verde Encontro clandestino Escritores Espionagem Estados de Espírito Eu sei o que vocês fizeram no verão passado Falatório Fantasias Fantasmas Favela Fazenda Feira de artes Férias Festival Internacional de Literatura Ficção Floresta Fórmula da felicidade Gazeta de Abadia Gemas brasileiras Gráficos Griffes Guerra Heras Homem da caverna Humphrey Bogart Imóveis Impeachment Infância Ingratidão Iniciativa Intelecto Interdição Jóias Justiça divina Juventude Leão de Ouro Leilão Lembranças de família Liberdade Luz Maldade Marketing eleitoral Matrioska Medo memórias Mercado Moedas Mosteiro mudanças Musas Natureza; Fonte de Energia Nau dos apaixonados Nenhuma certeza Nenhuma surpresa No vazio Obras de arte Odisséia Os opostos se atraem Ostentação Ouro de mãe Ouvindo a si mesmo Patriota Periferia Piemonte Pintores famosos Política Porões Pracinha Praia Praxe do comércio Preferências Prisma Projeções Publicidade Reflexos Refúgio Responsabilidade socioambiental Rio de Janeiro Rotas de especiarias Rótulos Sapucaí Saudade Segredo Segurança Selos Verdes Sem fronteiras Sensorial Sentimentos Separação Sequestro Shows Silêncio Sinfonia Sociedade Solidão Sonhos Tecnologia Temperos Terceira Idade Testamento Torres UTI Vaivém Varandas Vaso Vida travada Vizinho misterioso Vocação Wabi-sabi

Aviso legal sobre a reprodução de textos do blog - Legal Warning about the blog reproduction texts:

Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos aqui publicados, para fins não comerciais, desde que citada a fonte http://tramadasletras.blogspot.com e o autor. All rights reserved. Allowed to total and partial reproduction of texts published here for non-commercial purposes, since the source and author is mentioned http://tramadasletras.blogspot.com

Aviso sobre o conteúdo - Warning about content:

Os contos, as crônicas e os demais textos da autora aqui postados são todos obras de ficção. Qualquer semelhança com pessoas ou fatos, é mera coincidência. The stories, chronicles and other texts of the author posted here are all works of fiction. Any similarity to actual persons or events is merely coincidental.